Para essas pessoas existe um modelo de franquia que pode caber no bolso, nas prioridades e na expectativa de cada um: o roll de franquias baratas. São diversas opções de franquias que exigem um investimento inicial de baixo custo, risco baixo de negócio e retorno a curto ou médio prazo. Algumas áreas, inclusive, estão se especializando em sistema de franquias para crescer e a demanda de franqueados para elas ainda é baixo, o que pode diminuir a concorrência.
É o caso, por exemplo, de representação de sites de vendas pela internet, com variadas mercadorias, ao estilo de portais como o conhecido Submarino. Esses sites de vendas exigem um investimento inicial de baixo custo (cerca de R$600) e estudam o potencial de venda dos franqueados para que eles possam fazer um cadastro no site. Dessa forma, quando o franqueado passa o link personalizado do site para outras pessoas (geralmente o endereço termina em .com.vc, de você, ao invés de .br, seguido de /seunome), tudo o que for vendido a partir daquele link gera comissão para o franqueado. É um jeito simples e fácil de começar uma franquia sem nem mesmo sair de casa.
Outro modelo de franquias baratas é a representação comercial de produtos de cosméticos. As famosas “revistinhas” de produtos são a forma mais comum e barata dentre as franquias e muita gente nem se dá conta de que é, na verdade, um franqueado. Elas exigem baixo custo para começar – algumas pedem que os franqueados comprem um kit específico de produtos – ou nenhum custo mesmo, e o talento de vendas de cada franqueado é que vai ditar a forma do retorno para o investimento dessas franquias. Só tome cuidado para não começar a estocar produtos, senão as marcas acabam deixando de ser franquias baratas para virar dor de cabeça e acúmulo de coisas que dificilmente vão ser vendidas.
Outras franquias baratas estão nas áreas de operação de tele marketing, que pode ser feito em casa, e lava-a-jato, que exige um investimento inicial em torno de R$5 mil e pode dar retorno quase que imediato, dependendo do lugar onde for instalado.
Antes de abrir sua franquia, no entanto, estude o mercado no local, veja as situações da concorrência e reveja seus pontos fracos e fortes na área de vendas. Muitas das franquias dependem mais do talento dos administradores para dar certo do que do nome das marcas que carregam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário