quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Quais fatores levam o cliente a escolher o seu produto?

 Vender cada vez mais é o interesse de toda loja online, mas para atingir esse resultado é fundamental conhecer e entender quais são os fatores que levam o cliente a escolher um produto, para trabalhá-los da melhor forma possível para atingir metas. 

Mas, afinal, quais são esses fatores que estimulam o cliente a escolher seu produto? A seguir, apresentamos quais são eles. Continue a leitura e entenda como funcionam! 

 

Preço do produto 

O preço é um dos fatores primordiais na decisão de compra do consumidor. Quanto mais elevado for, menor a chance de finalização do pedido. Por isso, procure trabalhar com preços competitivos e que não tragam prejuízo para a loja. 

A recomendação geral é fazer uma pesquisa de mercado e acompanhar os valores praticados por seus concorrentes, bem como eventuais ações realizadas, para vender seus produtos num preço adequado, que gere maior chance de novos negócios. 

 

Variedade de formas de pagamento 

Consumidores preferem comprar em lojas virtuais que oferecem facilidades e são flexíveis quanto à forma de pagamento. Além disso, aceitar mais de uma opção de pagamento amplia o alcance da empresa, possibilitando realizar mais vendas. 

Logo, o ideal é flexibilizar as formas de pagamento, oferecendo mais de uma opção, de modo a atingir e atender todos os perfis de consumidores, o que trará melhores resultados para seu e-commerce. 

 

Qualidade do produto 

Não há como fugir: o consumidor quer investir em algo de qualidade e durável, principalmente quando se fala em produtos de maior valor agregado e adquiridos esporadicamente, como eletrônicos, eletrodomésticos, smartphones, entre outros. 

Portanto, quanto maior a qualidade do produto, melhor e mais elevada a chance de finalizar a compra. Tenha um cuidado especial com a mercadoria, desde a sua produção (se comercializar itens próprios), passando pelo armazenamento e logística de entrega. 

A atenção aos detalhes e excelente acabamento sempre conquistará o cliente e estimulará o desejo de compra, fazendo com que adquira o produto e ainda indique sua loja a terceiros. 

 

Valor do frete 

Quantas vezes você não desistiu de uma compra de um produto que estava com um preço bom, mas o valor do frete era extremamente alto? Isto acontece com muita frequência e acaba prejudicando o faturamento da loja. 

O recomendado é oferecer fretes em valores competitivos. Se possível, disponibilize mais de uma modalidade, com opções feitas pelos Correios e transportadoras particulares. Dessa forma, o consumidor pode escolher o que mais se adequar à sua vontade e bolso. 

Ademais, também é interessante tentar parcerias com transportadoras, fechando contratos de longo prazo e com preços de fretes mais atrativos para os clientes. 

No entanto, tome um cuidado especial: faça parcerias com transportadoras sérias e que cumprem prazos. De nada adianta oferecer um frete acessível se os prazos de entrega não são cumpridos, o que acaba gerando uma frustração no consumidor. 

 

Tempo de entrega rápido 

Há clientes que não aguentam esperar uma compra por muito tempo. Inclusive, alguns estão dispostos a pagar um frete mais caro, desde que recebam o produto num prazo menor, algo que foi intensificado no perfil dos consumidores durante a pandemia. 

Por isso, quanto mais rápido for o tempo de entrega, maiores são as chances de fechar uma venda. Ofereça um prazo curto, mas possível de ser cumprido, o que deve ser estabelecido com uma logística integrada e que realmente funcione. 

 

Atendimento personalizado 

Foi-se o tempo que o atendimento era um simples detalhe do processo de compra. Hoje, ele tem um grande peso, já que uma experiência personalizada é capaz estimular a confiança do consumidor, que se sentirá mais seguro para finalizar sua compra. 

É importante que a loja virtual disponibilize mais de um canal para atender consumidores, focando principalmente no online, com chat, integração com WhatsApp e redes sociais. Assim, otimiza-se o processo de atendimento. 

Treine colaboradores para prestar um atendimento personalizado aos clientes e também para que conduzam o consumidor em processos de compra, sanando rapidamente eventuais dúvidas. 

 

Processo de compra otimizado 

O consumidor quer rapidez e praticidade inclusive no momento da aquisição do seu produto. Se o processo de compra for complexo ou tiver muitas etapas, há uma grande chance de o consumidor abandonar o carrinho. Portanto, otimize seu processo de compra, procurando reduzi-lo a poucas etapas.

  

Confiabilidade e segurança 

A loja virtual deve passar confiabilidade e segurança ao consumidor, garantindo a entrega do produto e proteção de seus dados pessoais. Curiosamente, essas são características que podem ser obtidas investindo estratégias de marketing digital. 

É possível, por exemplo, adotar o inbound marketing para criar conteúdo relevante ao público-alvo, atrair leads e gerar novas vendas, além de se estabelecer como autoridade e referência na área de atuação, ganhando credibilidade. 

Para implementar essa estratégia, confie no trabalho de uma agência de marketing digital, passando a ter pessoal altamente qualificado para gerar resultados mais expressivos e auxiliar no crescimento de sua empresa.

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